“Henrique acredita em um Cinema diverso e na sua potência como ferramenta em sala de aula”.
O 6º Festival de Cinema de Três Passos, que acontece de 7 a 11 de novembro, vai homenagear o cineasta e produtor cultural Henrique Lahude pela sua contribuição ao Cinema Gaúcho/Nacional, efetiva cumplicidade na consolidação dos propósitos do Festival, especialmente por meio do projeto #Cidade Cinematográfica, que estabeleceu uma nova relação da cidade de Três Passos com o audiovisual e a cinematografia.
Formado em Realização Audiovisual pela Unisinos e especialista em desenvolvimento de Projetos para Cinema e TV pela EICTV de Cuba, Henrique atua há mais de 12 anos nas áreas de produção, direção e roteiro.
Gerenciou os projetos do Festival de Verão de Cinema Internacional (2013 / 2015) e Seleção de Filmes (2012) da série Oxigênio (2013 / RBS TV) e do longa-metragem Em 97 Era Assim (2013), na Panda Filmes.
Trabalhou como produtor na série Ivy Marae (2011 / TV Escola), no curta-metragem Centauro do Bom Fim (2012) para Câmara Clara Filmes, assistente de produção executiva na série Doce de Mãe (2014 / Globo) – vencedora do Emmy Internacional de série de comédia, e, no longa-metragem Real Beleza (2015) para Casa de Cinema de Porto Alegre.
Foi professor de audiovisual em escolas públicas pelo projeto Mais Cultura nas Escolas (MinC/MEC) de 2013 a 2015.
Atualmente é produtor e curador do POADOC – Festival de Documentários de Porto Alegre, coordena o projeto de cinema e educação #Cidade Cinematográfica e o programa de difusão Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho.
Desde 2015 pesquisa e registra a diáspora haitiana no Vale do Taquari e região metropolitana de Porto Alegre. Dentro desse contexto, produziu e dirigiu os curtas-metragens Fé Mye Talè (Tudo vai ficar bem, logo) e Drapo A.
Os dois filmes participaram de 25 festivais, mostras e congressos, recebendo prêmios de melhor direção, produção e trilha sonora.
Juntamente com Camila Acosta, dirigiu o documentário MESSI, que será exibido no telão do Cine Globo na noite de 7 de novembro, integrando o momento da homenagem. Esse filme recebeu o prêmio Assembleia Legislativa da Mostra Gaúcha de Curtas na categoria Melhor Montagem, para André Berzagui -Festival de Cinema de Gramado 2023.
HENRIQUE LAHUDE – FINAL DE 2013 A 2023
Trajetória de dez anos de efetiva cumplicidade na consolidação dos propósitos do Festival de Cinema de Três Passos e instrumentalização para o fazer audiovisual.
Principais contribuições:
– Elaboração e encaminhamento de projetos visando à captação de recursos para realização do Festival, formação de novas plateias e produtores, ações direcionados à qualificação e fruição da produção audiovisual em nível local/regional, envolvendo o universo educacional e a comunidade;
– Projeto#Cidade Cinematográfica:
– 1ª edição 2016 – patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura – Pró-Cultura – RS – Oficinas de Alfabetização Audiovisual, Mãos à Obra e 26 sessões do Cineclube;
– 2ª edição 2017/2018 – patrocinado pela comunidade com apoio da PMTP e Pró-Arte – Oficinas de Produção Audiovisual, Fotografia e Mãos à Obra II;
– 3ª edição 2019 – patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura – Pró-Cultura – RS – Oficinas de Formação em Audiovisual a partir da Metodologia Inventar com a Diferença; Introdução à Linguagem Audiovisual – dos irmãos Lumière ao canal Kondzilla; Conversas e Práticas sobre Atuação para Cinema e TV; Mãos à Obra III e 24 sessões do Cineclube;
– 4ª edição 2021 – em Três Passos e região em formato online – Ciclo gratuito de atividades e Cineclube Virtual, debates e oficinas: Alfabetização audiovisual “A gente filma o que a gente vê”: Olhar, ouvir, partilhar; Experimentos Audiovisuais para professores municipais de Três Passos e estaduais da 21ª CRE; Produção de curtas-metragens pensados a partir de distanciamento social – Realização do Movimento Pró-Arte/Êa Êa Apepê produtora, apoio da SMEC e da 21ª CRE – financiamento: Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei nº 14.017/20;
– 1º Adentro 2019 – Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho, 16 a 21 de setembro no Cine Globo, 14 sessões gratuitas de curtas e longas gaúchos destinadas à comunidade e escolares;
– Assessoria no planejamento e execução das cinco edições do Festival.
Participação:
– Júri Oficial 1ª, 2ª e 5ª edições do Festival;
– Com o filme Fé Mye Talè (Tudo vai ficar bem, logo) na 4ª edição em 2018.