No dia 29 de agosto, às 19h, no Cine Globo, acontece o Lançamento do 7º Festival de Cinema de Três Passos/2025, festival que se constitui como amostra de como o cinema pode ser um instrumento de preservação da memória, fortalecimento da cultura e promoção do desenvolvimento local.
Trata-se de momento especial preparado com muito carinho para estudantes e comunidade em geral, com a apresentação evento, estreia do teaser, exibição de curtas nacionais premiados ou selecionados em edições anteriores e bate-papo.
Entrada e pipoca gratuitas!
A programação é uma prévia do que o 7º Festival de Cinema de Três Passos/2025 pretende oferecer aos participantes, quando de sua realização de 04 a 08 de novembro de 2025, mantendo características históricas: voluntariado, envolvimento da comunidade, empresas, instituições, participação do setor educacional representado pela SMEC – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação.
Curtas-metragens programados:
1 – GUIDA – Rosana Urbes – 2014 – SP/Brasil – A – Livre – 11’20’’
Sinopse: Guida trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. O filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito de belo.
2 – GIGANTES DA ALEGRIA
Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano – 2012 – RJ/Brasil – D – Livre – 12’2’’
Sinopse: Os “gigantes da alegria” desfilam todos os anos na Sapucaí, na escola de samba Embaixadores da Alegria, abrindo o desfile das campeãs do carnaval. Os portadores de nanismo se destacam quando nos ensinam que a felicidade não tem moldura em tamanho ou cor.
3 – O ANIVERSÁRIO DO SEU LAIR
Dácio Pinheiro – 2022 – SP/Brasil – F – 12 anos – 18’
Sinopse: Lair está exausto. Ele não pode mais beber, sua esposa está morta e no seu aniversário de 80 anos a família careta de sua filha aparece com um bolo que ele odeia. Mal humorado, Lair acaba discutindo com os familiares e os expulsa de sua casa. Sozinho e deprimido, ele recebe um chamado do além.





